Cuidados essenciais para instalações elétricas
As instalações elétricas fazem parte do nosso dia a dia, pois sem elas, não conseguiríamos fazer o simples ato de acender uma luz em nossa residência. Porém, uma instalação mal executada pode ocasionar em acidentes elétricos de diversas magnitudes, sendo simples curtos-circuitos ou, até mesmo, incêndios perigosos.
Para evitar esse tipo de acidente e os riscos que ele pode gerar, nesse artigo você irá conferir alguns cuidados essenciais com o manuseio dos materiais elétricos e instalações desde uma fiação adequada até o uso de uma extensão elétrica.
A importância de uma instalação bem estruturada
Uma instalação bem estruturada desempenha um papel importante, tanto nas residências quanto nas empresas. Para isso, é preciso levar em consideração alguns pontos, como:
Escolha dos cabos adequados
Para garantir a segurança da sua instalação, os cabos e extensões precisam possuir o selo de qualidade e certificado do Inmetro. Isso irá garantir que os materiais elétricos tenham sido testados e adequados as especificações do órgão.
Capacidade elétrica
Outro ponto a ser considerado o planejamento detalhado do sistema elétrico, dimensionando corretamente a carga elétrica de cada ambiente para não haver sobrecargas.
Proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos
A proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos irá evitar danos tantos as instalações quanto aos dispositivos conectados. Pois esse tipos de problema pode acarretar prejuízos significativos.
Verifique o isolamento
Antes de ligar qualquer equipamento à energia elétrica, é preciso realizar uma vistoria nas partes isolantes, garantido que elas estejam intactas, aumentando sua proteção. Por esse motivo, no caso de extensões eletricas, o indicado é procurar por extensões que possuíam o Dispositivo Diferencial Residual, que irá proteger de possíveis danos elétricos.
Alerta: perigos de manter cabos elétricos expostos
Primeiramente, para que haja segurança em uma instalação, é preciso estar atento a alguns perigos ocasionados pelos cabos elétricos expostos:
Choques elétricos
Cabos elétricos expostos propiciam um risco de choques elétricos para pessoas que transitam no local. O contato direto ou indireto com cabos energizados pode ocasionar a graves lesões aos indivíduos, animais domésticos e danos as propriedades.
Curtos-circuitos e incêndios
A exposição dos cabos elétricos aumenta os riscos de incêndios e curtos-circuitos, pois permite que objetos inflamáveis entrem em contato com as partes energizadas, que emitem faíscas e calor excessivo.
Mau funcionamento do sistema e danos aos cabos
Além dos perigos aos indivíduos, os cabos expostos também podem causar danos às próprias instalações. A exposição a fatores como umidade, poeira, impactos pode levar ao desgaste dos isolamentos e à corrosão dos condutores, comprometendo a integridade dos cabos e afetar o funcionamento do sistema elétrico.
Esses danos podem, inclusive, levar a danos no fornecimento de energia da residência ou local da instalação, prejudicando financeiramente e comprometer a produtividade e segurança dos ambientes.
Materiais elétricos em Caxias do Sul
Para realizar a instalação de forma adequada, é preciso optar por materiais elétricos de qualidade, presando sempre pela segurança de seus ambientes, residenciais ou não. Na Sulbel Materiais Elétricos, você encontra cabos, extensões residenciais e industriais e outros materiais elétricos com a certificação do Inmetro, garantindo a segurança dos dispositivos conectados e do ambiente.
Além disso, os cabos Belcabos e as extensões elétricas WirePro possuem a qualificação do Inmetro e corresponde a todos o cuidados necessários para evitar possíveis problemas, como incêndios, curtos-circuitos, entre outros.
Opte por um material elétrico que preza pela sua segurança. Opte pela Sulbel!